Nas redes sociais, evangélicos iniciam boicote à microssérie O Canto da Sereia, da TV Globo

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

print this page
send email
A Globo estreia hoje uma nova microssérie em quatro capítulos,  chamada O Canto da Sereia, protagonizada pela atriz Ísis Valverde e  baseada na obra de Nelson Motta, e as redes sociais já registram os  primeiros protestos por parte de evangélicos contra a produção.
 Na microssérie, a personagem Sereia é uma cantora de axé, muito  popular na Bahia, bissexual e acaba assassinada. No elenco, está a atriz  Fabíula Nascimento, que interpretará a personagem “Mãe Marina de Oxum”,  uma mãe de santo.
 A atriz revelou ao portal R7 que o ambiente de gravação foi estimulante e possuía uma atmosfera  diferente: “É um tesão anormal. Quando acaba a gravação e tomo um banho,  viro a Isis de novo. A energia vai embora e fico podre”.
 twitter gloria perez
 Os protestos se dão pela presença de personagens ligados às religiões  afro, assim como na novela Salve Jorge, escrita por Glória Perez. Ao  saber das manifestações contrárias à microssérie, a escritora publicou  em seu Twitter uma crítica ao que considerou intolerância: “Fizeram a  mesma coisa com #SalveJorge! Que medo desse modo talibā de ser!”,  escreveu.
 boicote o canto da sereiaAntes  da crítica, a autora havia publicado um link para a imagem que  supostamente encabeçou a lista de perfis que protestaram contra O Canto  da Sereia.
 No texto que acompanha a imagem, o pastor Divino Aleixo Marinho, da Igreja Pentecostal Betel Palavra de Fogo tece críticas à emissora, ao conteúdo da microssérie, e até a movimentos sociais.
 “Eta Globo que não desiste… Mas estamos aqui pra isso, pra  sermos profetas e denunciar o pecado… Medite neste estudo, mas leia com  atenção. Personagem de Ísis Valverde em ‘O Canto da Sereia’ será  Bissexual [...]A minissérie ‘O Canto da Sereia’ agora é Oxum (Iemanjá)  estreará em Janeiro na Rede Globo. A trama trará em seu enredo um  assunto pouco visto pelos telespectadores: o bissexualismo. Quem estará à  frente do tema será Sereia, uma cantora de axé, protagonista da série,  que será interpretada pela atriz Isis Valverde. Na trama, Sereia se  relacionará com homens e mulheres e viverá momentos intensos de paixão”,  escreveu o pastor Marinho.
 O suposto estudo, divulgado pelo pastor, foi repassado por diversos  outros usuários no Facebook e Twitter, tornando-se uma espécie de viral.
 Comentando o assunto, o blogueiro Danilo Fernandes, do Genizah,  criticou o hábito que muitos cristãos tem de associar negativamente  tudo ao mundo espiritual: “Certos evangélicos já estão demonizando a  série O Canto da Sereia da Globo nas redes sociais. Alguém pode me  explicar este fetiche que este povo tem com o diabo? Enxergam o capiroto  em tudo e não conseguem achar Deus que está bem à frente!? O chifrudo  fala na igreja, na TV, na internet… E Deus? Não escutam? Quem mais dá  moral para o diabo são os crentes! Todos conhecem perfeitamente as  reinações do demônio, poucos a vontade de Deus e, ainda menos são os que  a cumprem!”.
 Já Paulo Teixeira seguiu a linha de críticas à Globo e escreveu no Holofote.Net que a relação estabelecida pela emissora com lideranças cristãs não a  torna confiável, em seu entender: “A Globo vem tentando aproximação com  os evangélicos e tem obtido bastante sucesso na empreitada. Na crença de  que a emissora está se ‘convertendo’, muitos creem ser ‘de Deus’ a  abertura que a Globo está dando aos evangélicos, mas a emissora tem  comprovado cada vez mais sua preferência religiosa. O longo histórico da  Globo mostra que a emissora está em caminho bem diverso dos  evangélicos”.

0 comentários:

Postar um comentário