Pessoas sonolentas culpam os outros por tudo
Um novo estudo mostra que quando as pessoas estão com sono, eles são mais propensos a pensar sobre como os eventos poderiam ter sido diferentes e ponderam quais situações poderiam ser melhores. Dependendo do resultado, eles podem culpar os outros e até mesmo buscar a vingança. Os pesquisadores chamam esse pensamento sonolento de “contrafactual”.
Mau humor, irritabilidade e lamentações são características já bem diagnosticadas como efeitos colaterais de sonolência, mas o novo estudo parece ser o primeiro a explorar a forma como as pessoas realmente pensam quando estão com sono.
Segundo os pesquisadores, é preciso perceber que a privação do sono é debilitante e faz com que as pessoas tanto sofram acidentes de carro, como façam maus julgamentos. Se você quer que seu supervisor lhe dê uma promoção, não é aconselhável fazer esse pedido quando ele estiver com sono. Eles podem dizer que as vendas trimestrais caíram no mês passado e que a culpa disso foi sua.
Agora é possível imaginar o quão importante é entender como a falta de sono afeta as pessoas, o impacto que isso tem nos casamentos, e na maneira como os colegas se tratam nos locais de trabalho.
Culturas como as latinas, dizem os pesquisadores, parecem compreender o que a cultura americana ainda não entendeu: ter uma boa noite de sono é vital para se ter qualidade de vida. Em alguns países da América Latina, as pessoas tem períodos de sestas, o que nos EUA é visto quase como coisa de criança preguiçosa.
Os resultados desse estudo estão levando os pesquisadores a dedicar mais atenção às pessoas que trabalham em profissões que, muitas vezes, as privam de dormir. Se a falta sono pode afetar a coordenação motora e pode ser tão perigosa quando dirigir sob a influência de álcool, motoristas de caminhão, pilotos de avião e médicos em plantão precisam de cuidados redobrados.
Afinal, não há tolerância para alguém embriagado no trabalho, mas os sonolentos só são chamados de preguiçosos.[MSN]
0 comentários:
Postar um comentário