QUANDO COMEÇOU O CARNAVAL?

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

print this page
send email
Representação do Carnaval em Roma (Saturnália).Costuma-se dizer que o Carnaval é uma festa pagã, ou seja, não Católica. No entanto, ao observar em que regiões do globo encontramos o Carnaval chegamos a conclusão de que quase a totalidade dos lugares que comemoram o Carnaval tem tradição Católica.
A origem do Carnaval certamente está na Antiguidade, nas civilizações egípcia, grega e romana, onde ocorriam grandes festas ligadas às divindades pagãs da fertilidade e agricultura, nos períodos de grandes colheitas. Nestas festas havia fartura de alimentos e bebidas.
Na Europa da Idade Média essas festas continuavam a existir, mesmo sob forte religiosidade Católica. Por volta dos séculos XI e XII para regular e limitar o período de ocorrência destas festas pagãs e o consumo de alimentos, a Igreja Católica associou estas festas à Quaresma, atribuíndo à elas o nome de Carnaval, palavra de origem latina que significa abstinência de carne.

Representação do Carnaval Medieval.A partir de então, o Carnaval passou a ser celebrado sempre quarenta dias antes da Páscoa, antecedendo a Quaresma, período em que os católicos promovem privações alimentares e comportamentais por ocasião da morte de Jesus Cristo.
Por este motivo, durante as festas de Carnaval é tradição os excessos alimentares e comportamentais, a festa transformou-se em rito de despedida dos Católicos antes da Quaresma.
 Fonte: http://profjosepsantos.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário