100 Centavos valem mais do que R$1

sábado, 26 de janeiro de 2013

print this page
send email

Você prefere receber 5 reais ou 500 centavos?
É claro que o valor em termos monetários é o mesmo, mas pesquisadores descobriram que as pessoas, geralmente, são atraídas a tomarem certas decisões simplesmente por causa do tamanho dos números e não pelo que valem.
Os pesquisadores pediram para que os voluntários fizessem um teste em duplas. As duplas passavam por uma série de atividades e recebiam recompensas por isso. A idéia era que as pessoas, juntas, ganhassem mais dinheiro. No entanto, um parceiro podia se voltar contra o outro a cada rodada de testes se achasse que ele permaneceria leal. Se isso acontecesse, a pessoa “rebelada” ganharia toda a recompensa. Se os dois se rebelassem juntos, ambos perdiam dinheiro.
O que foi percebido é que o nível de cooperação entre os parceiros subia quando a recompensa era aumentada de 3 centavos de dólar para 300 centavos. Quando a mudança era de 3 centavos para 3 dólares, a lealdade não era tanta.
Os psicólogos Ellen E. Furlong e John E. Opfer acham que essa falha do comportamento humano, se impressionar com a aparência grande dos números e não em quanto eles realmente valem, pode prejudicar pessoas na hora de pechinchar e de apostar. As descobertas podem ajudar no estudo na capacidade do cérebro humano de fazer cálculos. [NY Times]

0 comentários:

Postar um comentário