Por que é tão difícil para os homens entender as mulheres?

quarta-feira, 1 de maio de 2013

print this page
send email

A ciência busca saber quão verdadeiro é o mito popular de que os homens não podem entender as mulheres. Para isso, um grupo de cientistas submeteu um grupo de voluntários a um tradicional teste de empatia, "Reading the Mind in the Eyes Test" (ou "Prova de ler a mente através dos olhos") -cuja versão on-line é possível ver neste link- enquanto verificavam suas ondas cerebrais através de ressonância magnética.

Por que é tão difícil para os homens entender as mulheres?
No teste os participantes deviam distinguir em sete segundos se um par de olhos mostrados em uma tela era feminino ou masculino e a sua disposição emocional. E ainda que neste estudo conseguiram facilmente adivinhar o gênero das imagens mostradas -foram muito exatos: superior a 90%-, os participantes demoraram mais para interpretar as emoções das mulheres em relação aos homens.

Quando viam outros homens, os voluntários conseguiram 88% de respostas corretas e, praticamente, automáticas. Mas ao olhar a mulheres, as respostas corretas baixaram bastante e demoravam o dobro do tempo. Um dado importante para os especialistas, já que na vida real as respostas empáticas devem ser automáticas.

A ressonância magnética também mostrou pela primeira vez que interpretamos homens e mulheres com diferentes partes de nossos cérebros: os homens inferem as emoções de outros homens utilizando o hipocampo direito e o córtex anterior cingulado, áreas vinculadas à memória  emocional. Isto pode ser traduzido em que os homens entendemos mais facilmente a outros homens porque utilizamos nossas próprias memórias autobiográficas para interpretar estas emoções, memórias das quais os homens, por definição, carecem no caso de sua leitura das mulheres.

No entanto, outros estudos assinalam que o segredo pode residir na amígdala, já que ela tem um papel muito importante no reconhecimento das emoções e no processamento da emoção, ao mesmo tempo que seu funcionamento nos homens parece marcar a diferença nestes casos. Inclusive, algumas pesquisas revelaram que pacientes com lesões nesta zona são incapazes de reconhecer emoções ao olhar um rosto.

Na atual pesquisa também apreciaram que em frente a uma emoção feminina a amígdala masculina não tem a mesma atividade que mostra quando está em frente a um homem.

Os autores especulam que evolutivamente isto serviu para que os homens interpretassem as intenções hostis de outros, bem como para ficar em alerta e no resguardo da violência na era das cavernas. Mas o estudo deixa algumas dúvidas: como podemos estar seguros da objetividade do teste se este foi baseado na empatia, e as emoções expressadas através dos olhos são apenas mais uma parte de uma bem mais ampla rede de comunicação não verbal?

Contudo, o estudo propõe uma curiosa e muito interessante questão de que os homens poderiam ter problemas ao interpretar as mulheres pois nunca estiveram em seu lugar. No entanto, também existem homens que são capazes de realizar este tipo de associações ou inferências com melhor grau de sucesso que outros.
Fonte: Discover

Leia mais em: Por que é tão difícil para os homens entender as mulheres? - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=28129#ixzz2S5kOgWwZ

0 comentários:

Postar um comentário